Chakan (Sega Game Gear)

Continuando pelas rapidinhas e pela Game Gear, este jogo que cá trago hoje é a adaptação para a Game Gear de um jogo de mesmo nome que tinha sido lançado para a Mega Drive, por intermédio da Sega of America. Por sua vez, ambos os jogos são baseados numa comic norte-americana do mesmo nome, que conta a história de Chakan, outrora um guerreiro poderoso, mas após um duelo com a morte, ganhou o presente envenenado da imortalidade, com o preço de ter de erradicar uma série de demónios antes de poder retomar à sua forma original. O meu exemplar foi comprado na Feira da Vandoma do Porto, algures no mês passado, tendo-me custado 5€.

Apenas cartucho

Este é um jogo de acção e plataformas inteiramente não linear. Somos largados numa espécie de hub world onde podemos encontrar 6 portais que nos levam para diferentes níveis, podendo estes serem jogados em qualquer ordem. Os níveis em si vão sendo algo labirínticos e repletos de inimigos, pelo que o desafio está sempre lá, até porque a jogabilidade exige alguma práctica. Isto porque Chakan pode atacar com as suas espadas em qualquer direcção, obrigando-nos a usar o d-pad em conjunto com o botão de ataque, se quisermos direccionar os ataques de outra forma. É possível também fazer um salto duplo e atacar durante esse mesmo salto duplo, o que é bastante útil pois estamos temporariamente invulneráveis emquanto rebolamos no salto duplo. Rebolar no chão é também uma possibilidade e será bastante útil em algumas circunstâncias. Depois os níveis também são algo labirínticos e cheios de passagens secretas, pelo que exigem uma abordagem cuidada. É certo que Chakan é imortal, mas ao esgotar-se a sua barra de vida somos levados de novo ao hub world e teremos de recomeçar o nível do zero.

Graficamente é um jogo excelente, com níveis e sprites muito bem detalhados para uma portátil 8bit

No final de cada nível temos sempre um boss para defrontar, e no caso de jogarmos na dificuldade máxima, acabamos por desbloquear um nível e boss extra. Ao longo dos níveis vamos encontrando também várias poções mágicas que podem ser usadas no sistema de alquimia do jogo, bem como algumas espadas elementais mais poderosas, muitas vezes muito bem escondidas. O sistema de alquimia usa as poções que vamos encontrando ao longo do jogo, cujas combinações nos podem atribuir alguns poderes temporários, como destruir todos os inimigos presentes no ecrã, invisibilidade, um escudo extra, duplicar o poder de ataque, entre outros, incluindo regenerar a nossa vida, que não regenera de outra forma, nem ao mudar de nível. São poderes que nos vão dar um jeitaço e devem ser usados com precaução!

Chakan apesar de ser imortal, sofre dano. E o jogo é desafiante!

De resto a nível audiovisual devo dizer que este é um jogo que me agradou bastante. As sprites são grandes, os níveis muito bem detalhados graficamente. Existe alguma variedade nos visuais entre os níveis, mas são todos sinistros e infernais, o que me agrada bastante. Os inimigos e principalmente os bosses também estão bem desenhados! O jogo possui também uma longa cutscene de introdução que está graficamente bem representada. As músicas por outro lado não são nada de especial, mas ouvem-se bem.

Fiquei agradavelmente surpreendido por este Chakan. A sua jogabilidade exige alguma práctica, e o jogo em si é desafiante. Mas tecnicamente parece-me excelente! Fico ainda mais curioso em um dia jogar a versão Mega Drive que um dia há-de vir cá parar à colecção.

Anúncios

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Game Gear, SEGA. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s