Robocop 3 (Super Nintendo)

Voltando às rapidinhas, hoje trago cá mais um jogo da Ocean, uma empresa britânica que desde cedo apostou em franchises conhecidas do cinema e da TV para desenvolver os seus videojogos. Curiosamente a franchise do Robocop foi das primeiras que a Ocean comprou e das que mais sucesso lhe trouxe no mercado europeu de microcomputadores. A versão ZX Spectrum do segundo jogo já foi inclusivamente aqui falada! Este meu exemplar é um que estará apenas temporariamente na minha colecção, isto porque é um bootleg que veio num bundle de vários cartuchos legítimos que comprei no mês passado, por menos de 1€ por unidade. Portanto eventualmente vou substituí-lo por um cartucho original, mas enquanto isso não acontece, fica já aqui este artigo.

Cartucho bootleg. Mas funciona!

Na sua essência este é mais um dos sidescrollers que muito se faziam na Ocean, mas não só. A maior parte dos níveis são então sidescrollers onde temos de ir do ponto A ao ponto B e defrontar uma série de inimigos com direito a um boss no fim. Para além da nossa arma que pode também ser disparada diagonalmente, iremos encontrar vários power ups como novas armas ou munições como projécteis mais poderosos, um lança chamas ou a capacidade de disparar em 3 direcções em simultâneo. Um pouco como o Spreadshot do Contra! Podemos ire alternando livremente entre cada arma que apanhemos, algo que devemos fazer com algum critério pois as munições são limitadas. Para além disso temos também vários itens que nos regenream parte da nossa barra de energia, e que bem vão ser precisos!

Temos um tempo limite para terminar cada nível, mas é provavel que morramos antes disso.

Isto porque tal como muitos jogos europeus desta época, a dificuldade era bem acima da média. Basicamente este é daqueles jogos em que é impossível não sofrer dano, pois temos inimigos sempre a surgir de todos os lados e a disparar sem critério. Então somos mesmo forçados a jogar um passo de cada vez e tentar minimizar o dano sofrido o mais que conseguirmos. Depois destes níveis de sidescrolling vamos tendo ocasionalmente alguns níveis aéreos, onde Robocop está munido de um jetpack e jogamos como se um shmup se tratasse. Aqui a jogabilidade também não perdoa muito, pela quantidade de inimigos e obstáculos que vamos atravessando. A boa notícia é que aqui temos munições infinitas, podendo tanto disparar balas pelo ar, como largar bombas para acertar em inimigos que estejam em terra.

Não me lembro de ter visto isto no filme!

A nível audiovisual é um jogo OK, nada do outro mundo, mas cumpre bem o seu papel. Os cenários vão sendo detalhados, mas não muito variados pois temos sempre cenários urbanos pela frente. O que seria de esperar, pois esta é uma adaptação do filme. As músicas e efeitos sonoros são também competentes, mas não propriamente memoráveis.

Para além desta versão, tal como as outras adaptações de filmes do Robocop, existem muitas outras versões inteiramente diferentes, lançadas para computadores e consolas como a NES. A Sega acabou por ganhar uma conversão directa desta versão da Ocean para a Mega Drive, Game Gear e Master System. Dizem que essas versões posuem uma jogabilidade mais acessível, pelo que serão também alternativas a ter em conta.

Anúncios

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Nintendo, Super Nintendo com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a Robocop 3 (Super Nintendo)

  1. Robson diz:

    Zerei em 2001!
    A fase aérea só com slowmotion do meu fiel aquapad,de outra forma é quase impossível.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s