Turrican (Nintendo Game Boy)

Voltando às rapidinhas e à Gameboy, o jogo que cá trago hoje é uma interessante conversão do primeiro título de uma das mais interessantes séries de jogos de acção que originaram em micro computadores. Lançado originalmente para a Commodore 64 como obra de um homem só, Turrican era um jogo que misturava de uma forma desafiante os conceitos de jogos de plataformas e shooter. Pensem numa espécie de um Contra, mas ainda mais desafiante e com um progresso não-linear. O jogo teve sucesso, o que lhe garantiu várias conversões para outros sistemas. Esta conversão para a Gameboy foi trazida pela Accolade. O meu exemplar veio da Cash Converters do Porto, há uns meses atrás. Creio que me custou uns 8€.

Apenas cartucho

Turrican é o soldado perfeito, geneticamente modificado para ser uma máquina de matança. Turrican foi feito assim pois viria a ter uma missão muito especial: a de recuperar a colónia artificial teresstre há muito perdida de Alterra, que há muitos anos atrás a inteligência artificial que a controlava revoltou-se e com o decorrer dos anos foi tornando as criaturas daquele mundo artificial seres bastante agressivos e vorazes.

Em Turrican muitas vezes não temos muito espaço para respirar!

Turrican é um jogo que nos dá várias opções de disparo. Temos a nossa arma principal, que pode ser actualizada com recurso a vários power-ups, deixando-a mais forte. Mas ao deixar o dedo pressionado no botão de disparo, Turrican solta aquilo que se assemelha aos raios de plasma dos Ghost Busters. Até a forma de os controlar é semelhante! Podemos também transformar-nos numa esfera, à semelhança de Samus Aran, mas com lâminas e que nos deixa invencíveis, mas com a desvantagem de não podermos saltar. É um ataque muito importante para limpar uma sala de inimigos, mas apenas o podemos usar 3 vezes por nível, ou por vida. Outros ataques consistem nas bombas que limpam todos os inimigos no ecrã ou noutros que lançam ondas de dano em todas as direcções. Estes últimos também possuem munições limitadas, pelo que devem ser usados com precaução.

De resto, Turrican é um jogo bastante desafiante, não só pelos inimigos que vão surgindo um pouco por todo o lado, mas também pelos segmentos mais exigentes de plataformas que por vezes temos de fazer. O facto de as áreas também serem bastante amplas podem fazer com que nos sintamos algo perdidos. Mas o mais chato na dificuldade é o facto de, ao contrário da maioria dos jogos de acção, onde ao sofrer dano, ficamos temporariamente invencíveis durante uns curtos segundos, mas costuma ser tempo suficiente para nos colocarmos em segurança. Aqui não, enquanto um inimigo estiver em contacto connosco, estamos continuamente a sofrer dano. Felizmente o Turrican também estimula a exploração, existindo vários powerups e vidas extra para descobrir, o que podem facilitar um pouco as coisas, pois ao morrermos, recomeçamos a aventura no mesmo local, não é necessário recomeçar o nível.

A forma do Buzzsaw é extremamente poderosa e deixa-nos invencíveis. Mas tem a desvantagem de não conseguirmos saltar.

Do ponto de vista técnico, o Turrican original para a Commodore 64 era um portento técnico, mesmo correndo num sistema bastante limitado. A conversão da Gameboy não é má de todo, as músicas são boas, os gráficos é que são algo mais simples devido ao ecrã reduzido da Gameboy. As sprites tiveram de ser sacrificadas ao possuirem um tamanho mais reduzido, mas o ritmo frenético do jogo original está tambem aqui representado, o que é uma boa notícia.

Anúncios

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Gameboy, Nintendo com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s