Balls of Steel (PC)

Para terminar os artigos referentes à 3D Realms Anthology, que arranjei por uma bagatela num bundle da bundle stars, o jogo que resta é o Balls of Steel, publicado pela Pinball Wizards, uma outra label criada pela Apogee, tal como a 3D Realms o foi originalmente. Enquanto a 3D Realms foi criada com o intuito de desenvolver e publicar apenas jogos 3D, a Pinball Wizards ia-se focar no género de jogos de Pinball. Se foi uma boa ideia se calhar não, pois Balls of Steel foi o único jogo que a Pinball Wizards alguma vez publicou.

balls-of-steelE Balls of Steel, para os que são fãs acérrimos das mesas de Pinball reais, parece-me ser uma excelente aposta e em 1997, altura em que o jogo tinha sido originalmente lançado, acredito que não houvesse muito melhor no mercado, pois para além de simular mesas de pinball com todo o realismo, inclui também vários extras que seriam impossíveis de se encontrar numa mesa de pinball electromecânica, mas nada impossíveis nos videojogos, unindo dessa forma o melhor dos dois mundos. Inicialmente temos 5 mesas de pinball para jogar, cada qual com diferentes temáticas. Desde os bárbaros dignos de um filme do Conan ou de um Golden Axe, outra com Space Marines contra extra-terrestres, experiências com mutantes que correm mal, ou a brigada anti bombas que tenta impedir bombas de explodir no coração de uma grande cidade. E claro, se não fosse a Pinball Wizards ligada à 3D Realms, temos também uma mesa com a temática do Duke Nukem 3D.

Aqui as mesas possuem um aspecto fantástico e bastante realista para a altura

Aqui as mesas possuem um aspecto fantástico e bastante realista para a altura

O objectivo é então o de fazer o máximo de pontos possível, sendo que para isso teremos de encaminhar as bolas para activarem uma série de interruptores, multiplicadores de pontos, subir algumas rampas e afins. À medida em que vamos explorando as mesas vamos também descobrindo os seus segredos e poderemos participar nalguns minijogos variados (jogáveis naquele LCD), como guiar uma nave por um campo de asteróides, participar em galerias de tiro entre outros. Para além desses mini jogos podemos também ter algumas missões para cumprir dentro de um determinado intervalo de tempo, como destruir aliens que se passeiem pelas mesas, ou passar a bola por umas rampas específicas um determinado número de vezes, ou por uma certa ordem. Há também o desafio do multiball, onde podemos trancar um máximo de 3 bolas num reservatório para depois, durante algum tempo, jogarmos com as 3 bolas em simultâneo na mesa para obter o máximo de pontos possível.

Por vezes lá temos algumas missões para cumprir de forma a obter bastantes pontos. Aqui temos de esmagar os aliens que por ali vão passeando

Por vezes lá temos algumas missões para cumprir de forma a obter bastantes pontos. Aqui temos de esmagar os aliens que por ali vão passeando

Tecnicamente é um jogo muito bom para a sua altura. Cada mesa possui físicas realistas, as rampas e tubos parecem mesmo reais, pela forma como as bolas rolam. Os gráficos são também algo foto-realistas, parecendo mesmo que estamos a jogar numa máquina de pinball verdadeira. As músicas vão sendo algo variadas, dependendo da temática da mesa em questão, assim como as vozes, que para além de serem diferentes de mesa para mesa, cumprem bem o seu papel.

Acredito que hoje em dia existam melhores jogos de Pinball, mas para mim, que não sou um devoto do género, este Balls of Steel até se revelou bastante divertido. Não mencionei acima, mas o jogo foi desenvolvido pela Wildfire Studios que desenvolveu uma série de outros jogos de pinball, entre os quais os KISS Pinball e Austin Powers Pinball que tiveram lançamentos também para a PS1 e me parecem usar o mesmo motor gráfico. Fica a sugestão!

Anúncios

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em PC com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s