Kirby’s Dream Land (Nintendo Gameboy)

KirbyVamos lá a mais uma rapidinha para fazer render as minhas férias e compensar os dias em que vou estar fora e sem poder actualizar aqui o blog. E posso desde já dizer que nunca fui o maior fã de Kirby. De todas aquelas franchises mais “importantes” que a Nintendo possui no seu catálogo, a de Kirby sempre foi a que menos interesse me causou. Não que sejam maus jogos, mas é tudo bastante cor de rosa e cutxi-cutxi para o meu gosto. Este Kirby’s Dream Land é o primeiro jogo dessa franchise, tendo saido originalmente para a Game Boy algures durante o ano de 1992. Este meu exemplar veio da Cash Converters de Alfragide há uns meses atrás, custou-me cerca de 2€.

Apenas cartucho. Mais um da edição "Francisco" que por cá tenho.

Apenas cartucho. Mais um da edição “Francisco” que por cá tenho.

Kirby é um ser estranho, cor-de-rosa, com a habilidade de engolir os seus inimigos. Mais tarde ganhou também o poder de herdar as habilidades dos inimigos que engole, o que acaba por expandir muito mais as possibilidades de diferentes mecânicas de jogo, mas neste primeira obra ainda não fazemos isso. E o vilão de Kirby é o King DeDeDe, que tenta sempre tramar os habitantes de Dream Land.

Gostava de saber que mal é que esta árvore fez para ser sempre mal tratada pelo Kirby

Gostava de saber que mal é que esta árvore fez para ser sempre mal tratada pelo Kirby

Na sua essência, este é um jogo de plataformas em 2D algo tradicional, mas também possui algumas nuances. Uma é precisamente as habilidades de Kirby, que lhe permitem comer itens ou inimigos, podendo usá-los depois como arma de arremesso ao cuspi-los. Ou podemos simplesmente digeri-los. Ao saltar, é possível também Kirby ingerir ar e com isso conseguir voar, enquanto mantiver a boca cheia de ar. Ao cuspi-lo causa também dano nos inimigos. Os níveis estão divididos em salas grandes, onde ao atravessar cada porta serve de checkpoint do jogo. No final de cada nível teremos então de enfrentar um boss, algo que no último nível os teremos de enfrentar novamente, um a seguir ao outro. Basicamente é isso. Temos power ups que restauram alguma da energia de Kirby, outros que fazem Kirby cuspir bolas de fogo (um em terra, outro a voar) ou mesmo um microfone que faz com que todos os inimigos no ecrã sejam derrotados. Chegando ao fim do jogo normal, poderemos experimentar o Extra mode, que é essencialmente o mesjo jogo, mas muito mais desafiante.

Ao engulir ar durante os saltos, podemos voar enquanto não cuspirmos o ar para fora

Ao engulir ar durante os saltos, podemos voar enquanto não cuspirmos o ar para fora

Graficamente é um jogo competente para uma Game Boy. As sprites e backgrounds são bem detalhados e o facto de ser tudo monocromático também oculta alguma de toda a “fofura” em demasia pela qual a série é bem conhecida. Até porque na própria capa da versão ocidental o Kirby ainda é branco. As músicas são igualmente alegres, bem como a HAL e a Nintendo nos habituaram. No fim de contas acho um jogo competente, embora aqui Kirby ainda pouco mais seja do que um Yoshi cor-de-rosa. Afinal Yoshi também podia comer e cuspir inimigos, e até quase que conseguia voar. O poder de Kirby ganhar as habilidades dos inimigos que consome é que demarca a série das demais e isso só mais tarde é que foi introduzido.

Advertisements

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Gameboy, Nintendo com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s