The Amazing Spider-Man (Nintendo Gameboy)

The Amazing Spider-Man - Nintendo GameboyApesar de ainda ter pelo menos mais um videojogo desportivo que planeio escrever uma rapidinha em breve, o artigo que cá vos trago hoje é sobre o primeiro jogo de Gameboy que eu alguma vez joguei. Foi na escola, durante um recreio, que um colega meu de turma trouxe a Gameboy dele e estivemos a jogar um pouco. O jogo que ele sempre trazia era o The Amazing Spider-Man, um sidescroller algo simples, mas que para mim já dava perfeitamente para viciar. Recentemente comprei o cartucho na cash converters de Alfragide, tendo-me custado cerca de 2€.

The Amazing Spider-Man (Nintendo Gameboy)

Apenas cartucho (e sua capa protectora que não está na foto)

A história é muito simples, Peter Parker/Spider-Man vê a sua namorada Mary Jane a ser raptada e temos de a resgatar. Pelo caminho iremos defrontar muitos vilões conhecidos do aranhiço, como Mysterio, HobGoblin, Dr. Octopus ou o Venom. A jogabilidade é muito simples, com um botão para saltar e um outro para atacar, mas que serve também para usar as teias, seja para as atirar para os inimigos, ou usá-las para nos balancearmos pelo ar – sim, atirar as teias para o céu e esperar que as mesmas se agarrem nalguma coisa. Os níveis são uma mistura de sidescrollers horizontais ou verticais, sendo que estes últimos consistem nalgumas passagens onde temos de escalar alguns prédios, evitando inimigos que nos atiram coisas pelas janelas. Isto seria simples e eficaz, mas infelizmente a implementação dos controlos não é a melhor. O homem aranha não se move de uma forma ágil como se esperaria, as teias são também lentas, o que no geral acaba por atrapalhar bastante o combate contra os inimigos. Isto porque também temos uma barra de energia que diminui bastante ao mínimo contacto com os oponentes, o que não resulta nada bem quando temos controlos que não são os mais refinados. Sim, já na altura achava este um jogo algo difícil e pouco mais longe do que o segundo ou terceiro nível conseguia avançar, hoje em dia a paciência também não é muita, mas felizmente temos os save states nos emuladores que nos ajudam nestas circunstâncias.

screenshot

O primeiro boss é logo o Mysterio, para abrir as hostilidades

A nível gráfico é um jogo muito simples, temos de ver que este é ainda um dos videojogos algo precoces no ciclo de vida da Nintendo Gameboy. É certo que esta sempre foi uma plataforma bastante simples e com recursos mais limitados que os da NES, o que se reflectia perfeitamente nos videojogos destas primeiras gerações. Temos sprites não muito detalhadas, em conjunto com níveis algo simples a nível gráfico, mas no fim de contas tudo acaba por ser perceptível, quer estejamos em zonas urbanas, industriais ou mesmo nos esgotos onde acabamos por defrontar o Venom e resgatar a Mary Jane. As músicas é que achei melhorzinhas, em especial a das cutscenes entre cada nível, onde Spider Man e o próximo boss vão trocando alguns galhardetes. Chiptune ftw!

screenshot

Estas partes em que temos de escalar prédios são um bocadinho chatas

No fim de contas, não deixa de ser um jogo interessante, apesar das suas falhas a nível de controlos e jogabilidade. A minha relação com videojogos de super-heróis é algo estranha, pois gosto bastante dos mesmos que foram desenvolvidos nesta era das 8 e 16bit, mas quando vamos para a era mais moderna é que torço o nariz, até porque a maioria deles é referente aos filmes modernos, aos quais nunca achei grande piada. Mas fica o offtopic para outra altura!

Advertisements

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Gameboy, Nintendo. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s