Mario Kart Super Circuit (Nintendo Gameboy Advance)

Mario Kart Super CircuitVamos lá a mais uma rapidinha a mais um capítulo na série Mario Kart. O Super Circuit foi lançado em 2001 para a Gameboy Advance, tendo sido quase um jogo de lançamento dessa plataforma. E a fórmula por detrás deste Mario Kart acaba por ser semelhante a todos os outros, o que não é propriamente mau. Este cartucho em particular deu entrada na minha colecção após ter sido comprado na cash converters de Alfragide há uns meses atrás, por volta de 2€.

Mario Kart Super Circuit - Nintendo Gameboy Advance

Apenas cartucho

Aqui dispomos de vários modos de jogo, alguns deles já bem familiares. O principal é o Mario Grand Prix, que consiste em várias categorias de cilindrada – de 50cc até 150cc, bem como de diversos campeonatos dentro de cada categoria. As cilindradas acabam por ser também um diferenciador do grau de dificuldade, já os campeonatos acabam por se repetir mediante a dificuldade escolhida. Cada Cup tem 4 circuitos que vão buscar influências a diversos jogos das séries Mario ou até Donkey Kong, como o castelo do Mushroom Kingdom, as praias de Super Mario Sunshine, os calabouços de Bowser, as pirâmides do Super Mario Land, e por aí fora, até à já habitual Rainbow Road. E claro, como não poderia deixar de ser, os itens aleatórios que apanhamos acabam por ser o maior factor de diversão, como sempre o foi nesta série. Afinal, quem não gosta de atirar com umas carapaças de tartaruga para os seus oponentes?

screenshot

As personagens com que podemos jogar… olha ali o Wario!

Os outros modos de jogo consistem no Time Trial que nos permite correr para obter o melhor tempo possível em todos os circuitos já desbloqueados, o Quick Run que é nada mais nada menos que uma simples corrida, ideal para aquelas alturas em que queremos apenas matar uns minutos do nosso tempo livre, e o já habitual Battle que é uma espécie de deathmatch, mas com carros numa arena. Para o multiplayer temos também o VS, embora nunca o tenha utilizado até porque não é facil arranjar 4 pessoas com GBA e cabos de ligação para essa gente toda. Um dos modos de jogo permite ainda jogar um circuito simples com recurso a um único cartucho apenas, como também se vê noutros jogos de Gameboy Advance.

screenshot

Apesar do Luigi’s Mansion ser um jogo muito recente, não foi esquecido! Ou serão as casas assombradas do Super Mario World?

Graficamente é um jogo que herda o efeito gráfico do mode 7 do Mario Kart original da Super Nintendo. O Mode 7 consiste em apresentar um plano gigante como se fosse uma superfície horizontal, sendo possível rodá-lo e ampliá-lo à vontade. E isso até que resulta bem nalguns exemplos, mas pessoalmente nunca gostei muito precisamente pelos cenários serem completamente planos. Aqui a Nintendo decidiu plantar umas árvores aqui e ali para contrariar esse efeito. Os backgrounds em si são variados e tal como já referi nuns parágrafos acima refletem vários outros jogos e seus segmentos da Nintendo. As músicas também seguem essa lógica, fazendo lembrar composições de outrora. Mas voltando aos gráficos, uma outra diferença deste para o Mario Kart original está precisamente nas sprites dos condutores, que agora apresentam um aspecto pré-renderizado semelhante ao que a RARE fez com a série Donkey Kong Country na SNES.

screenshot

Apesar do jogo usar o mode 7, os circuitos estão com texturas mais trabalhadas

No fim de contas este Super Mario Kart Super Circuit é mais um jogo competente dessa série. Ainda assim pessoalmente e nos tempos que correm, onde a oferta de jogos desta série é tanta, acho que esta entrada acabou por se eclipsar um pouco com os lançamentos seguintes, mesmo os das portáteis como foi o Super Mario Kart DS e a sua componente online.

Advertisements

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Gameboy Advance, Nintendo. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s