Aura: Fate of the Ages (PC)

Já há algum tempo que não escrevia nada sobre o PC e o artigo de hoje será uma rapidinha a um jogo de aventura point and click na primeira pessoa com gráficos pré-renderizados e mundos fantasiosos para explorar. Um clone de Myst, portanto. Publicado pela The Adventure Company e desenvolvido por um estúdio que nunca tinha ouvido falar, este é um jogo com uma história algo genérica, puzzles nada óbvios e imensa maquinaria demasiado complexa de operar para o que faz. Este meu exemplar para o steam foi comprado num bundle só de jogos de aventura já há uns bons tempos. Não me recordo quanto foi mas certamente ficou muito barato.

AuraEm Aura: Fate of the Ages somos o estudante prodígio Umang, que recebe uma muito importante missão: alguém atraiçoou o clã a que Umang pertence e procura uma série de artefactos poderosos para atingir a imortalidade ou outros fins nefastos e nós temos que os encontrar primeiro. Para isso teremos de viajar por vários diferentes mundos, explorá-los à exaustão de todos os pequenos detalhes e resolver vários puzzles complexos com poucas pistas para o fazer. Infelizmente a história nunca se desenvolve muito pois poucas são as pessoas com as quais interagimos e quando o fazemos os diálogos são sempre curtos e nunca se desenvolvem muito. Aliás, todo o voice acting e narrativa deixam bastante a desejar neste jogo.

screenshot

Aqui vamos ter a oportunidade de visitar vários mundos diferentes, no entanto todos eles parecem abandonados

As mecânicas de jogo são simples, algo semelhantes aos Myst mais recentes pois para além de nos movimentarmos à base de cliques em cenários pré-renderizados (apenas podemos ir para o onde o cursor do rato se transformar numa seta), também podemos olhar para os cenários em 360º. Interagir com o cenário, apanhar itens e falar com NPCs também pode ser feito à medida que o cursor do rato muda de cor, indicando uma zona interactiva.

Os pontos positivos são mesmo os gráficos pré-renderizados  que ilustram diferentes e bonitos mundos, se bem que infelizmente de baixa resolução. E aqui tanto podemos explorar locais místicos e selvagens, como outros cheios de maquinaria. Nos primeiros mundos maquinaria de facto é o que não falta, bem como puzzles de forma como as operar. E aí vamos dar com máquinas extremamente complexas para as tarefas mais simples… em relação aos puzzles temos de facto de estar atento a tudo o que nos rodeia, tal como fomos habituados na série do Myst. Para nos ajudar um pouco, vamos apontando algumas pistas automaticamente num bloco de notas, que mostra diagramas de várias máquinas e algumas dicas de como resolver esses mesmos puzzles. Mas regra geral são puzzles rebuscados.

screenshot

Alguns puzzles naturalmente são mais interessantes que outros. Este foi dos que mais gostei.

Em suma este é um jogo algo mediano, pois apesar de ter puzzles desafiantes, não consegue realmente criar uma atmosfera e história cativante o suficiente. Para além deste jogo existe ainda uma sequela directa que começa mal este jogo termina, mas até ver ainda não está disponível no steam. Talvez um dia quando estiver lhe dê uma oportunidade para ver o quanto evoluiram desde então.

Anúncios

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em PC com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a Aura: Fate of the Ages (PC)

  1. Leninha diz:

    Faz um bom tempo que não jogo nada neste estilo, Myst é uma obra prima, vou conferir este também.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s