Flicky (Sega Mega Drive)

Classic CollectionA rapidinha que vos vou trazer hoje é sobre um simples jogo da Mega Drive, o Flicky. Este está contido numa compilação intitulada de Classic Collection, que contém também o Altered Beast (já aqui analisado), o platformer Alex Kidd in the Enchanted Castle e o excelente Gunstar Heroes, que em breve serão também aqui analisados. O Flicky para mim é de longe o piorzinho do pacote, pelo que vai seguir com uma rapidinha. Esta minha compilação foi comprada por 15€ na feira da Vandoma, há umas semanas atrás.

Classic Collection - Sega Mega Drive

Compilação com manual em português

Ora lembram-se dos passarinhos que tinhamos de salvar no Sonic 3D? Eram chamados Flickies e toda essa mecânica de jogo de os salvar foi inspirada neste jogo. Flicky era daqueles simples jogos arcade da década de 80, onde o nosso objectivo consiste em apanhar os passarinhos pequenos e levá-los em segurança até à porta de saída, evitando gatos e outros bichinhos que os ataquem e comam. Para salvar os passarinhos basta tocar neles que nos começam a seguir em filinha e conseguimos mais pontos de bónus pelo número de pássaros que salvemos de uma só vez. Cada nível tem também uma série de itens que vão sendo completamente distintos entre si, mas que podem ser agarrados e atirados contra os gatos e iguanas, mas os mesmos acabam por fazer respawn ao fim de alguns segundos. É com esta jogabilidade simples que iremos atravessar os quase 50 níveis únicos entre si, para depois os podermos jogar de novo mas com uma dificuldade acrescida. Ocasionalmente também teremos alguns níveis bónus onde os Flickies são lançados ao ar e temos de os apanhar a todos com uma rede.

screenshot

Os níveis são circulares, não existe um início nem fim.

Graficamente é um jogo bastante simples, até porque é original de 1984 e um dos primeiros sistemas que recebeu uma conversão do jogo até que foi a SG-1000! Possui backgrounds muito simples, embora tenham alguma variedade entre si, muitos dos níveis tentam passar o interior de uma casa, mas alguns até têm backgrounds do espaço. As músicas é que são muito poucas, os níveis possuem todos a mesma música que nos vai mesmo acabar por cansar.

screenshot

Naquele tempo era moda apresentar o elenco dos jogos. Vá lá que este é reduzido

Flicky é um jogo bastante simples, uma obra de um passado algo longínquo, onde a grande maluqueira de jogos arcade da época eram do género do Donkey Kong, o que nos leva a questionar se valeria realmente a pena ter o jogo lançado para uma Mega Drive em 1989, quando a Sega queria era passar a imagem que  a sua nova consola era de facto algo bem mais poderoso e avançado que a concorrência da era, a NES.

Anúncios

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Geral. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s