Pole Position (Atari 2600)

Pole PositionTodos os artigos de sistemas pré-NES, ou de computadores anteriores à arquitectura PC x86, terão uma abordagem um pouco mais superficial, porque por muito que eu queira, a verdade é que não vivi essa época e o sentimento nostálgico não é o mesmo. E apesar de já ter aqui falado de jogos algo primitivos como os primeiros Ultimas, cujas origens remontam ao sistema Apple II, hoje chegou a vez da Atari 2600, um dos sistemas mais importantes desta nossa indústria que tanto gostamos. E o jogo que trago cá hoje é uma adaptação surpreendentemente competente de um dos mais importantes jogos de corrida de sempre, o Pole Position. O meu cartucho na verdade é um misprint, dizendo “Pole Positn”. Custou-me uns 5€ na Feira da Ladra, num reseller conhecido há uns meses atrás. De todos os jogos de Atari que ele tinha para venda a esse preço decidi trazer apenas este, devido a ser um jogo clássico e também pela curiosidade do misprint da label.

Pole Position - Atari 2600

Apenas cartucho

Lançado originalmente em 1982 pela Namco para a Arcade, o Pole Position original foi um jogo de corridas revolucionário por apresentar uma perspectiva onde jogávamos ao ver a traseira do carro e a pista a desenrolar-se à nossa frente, contrastando com os outros jogos de corrida da época com a sua perspectiva aérea tal como o Micromachines, por exemplo. E para 1983 o jogo já possuia uns gráficos excelentes, coloridos, e bonitos efeitos de parallax que ajudavam a transmitir uma boa sensação de velocidade e “realismo”. Pois bem, como practicamente tudo o que saia em arcade e fazia sucesso, teria de haver uma versão para a Atari 2600, cuja tarefa de conversão ficou a cargo da própria Atari.

screenshot

O ecrã título não nos deixa lá muito entusiasmados

E apesar desta conversão ser bem mais simples, devo dizer que estava à espera de algo muito pior tendo em conta o hardware bastante limitado da plataforma, e acabou por me surpreender bastante, logo a nível gráfico, pois conseguiram replicar a mesma perspectiva. E apesar de o solo ter todo a mesma cor cinzenta ao contrário da versão arcade que distingue o asfalto da erva, a sensação de velocidade e mesmo os efeitos de parallax estão aqui presentes. O carro está bem detalhado, estava à espera de encontrar algo bem mais simplificado, o que acabou por acontecer nos carros dos nossos oponentes nesta versão. O som também está bom, tendo em conta as já referidas limitações.

screenshot

Mas eis que entramos no jogo e até ficamos agradavelemente surpreendidos!

As mecânicas de jogo são mais simplificadas devido ao joystick da Atari só ter um botão de acção que aqui apenas serve para travar, pois o carro acelera automaticamente. E isso acaba por prejudicar um pouco porque pouco é preciso travar, mesmo nas curvas mais apertadas. De resto o joystick serve para alternar entre 2 mudanças e naturalmente virar para a esquerda ou direita. O objectivo do jogo consiste em terminar uma volta de qualificação abaixo de uns determinados segundos, passando em seguida para a corrida propriamente dita, que consiste em 2 voltas no mesmo circuito, que supostamente é baseado num circuito Japonês, não fosse este um jogo original da Namco.

No fim de contas é inegável que o Pole Position é uma pedra basilar nos jogos de corrida modernos. É óbvio que é um jogo simples comparando com o que se foi fazendo com o decorrer dos anos, mas a sua influência está lá. E a versão Atari 2600 até acaba por se portar bastante bem, apesar de ser inferior. Mas o que não faltam aí são versões mais fiéis ao original quanto mais não seja nas inúmeras compilações lançadas pela Namco, tornando esta versão em particular apenas num item interessante e pouco mais.

Anúncios

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Atari 2600 com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s