WarioWare, Inc.: Minigame Mania (Nintendo Gameboy Advance)

WarioWare Inc Minigame ManiaTempo para mais uma rapidinha a um cartuchito de Gameboy Advance que veio parar às minhas mãos algures no mês anterior, na Cash Converters de Alfragide, por uns 3, 4€. Apesar de eu já ter escrito sobre o WarioWare D.I.Y para a Nintendo DS, este Minigame Mania é o primeiro jogo da franchise mais nonsense que a Nintendo desenvolveu. Reza a lenda que os produtores do jogo começaram o seu desenvolvimento às escondidas dos seus chefes, e com o conteúdo de alguns dos microjogos, pudera.

WarioWare, Inc. Minigame Mania - Nintendo Gameboy Advance

Jogo, apenas cartucho

Como seria de esperar o principal protagonista deste jogo é Wario que, vendo o sucesso que os videojogos no geral estão a fazer e sendo ele a pessoa mais gananciosa de todo o sempre decide fazer os seus próprios videojogos. Mas pelos vistos sozinho não dá conta do recado pelo que recruta uma série de seus amigos para também eles desenvolverem os seus próprios micro jogos. E o resto… é a loucura total.

screenshot

Se Wario pudesse reescrever a história isto seria o que acontecia

O diferencial deste jogo é o mesmo conter dezenas de diferentes micro jogos, que apesar de serem bastante simples, requerem poucos segundos para serem completados. E à medida que vamos progredindo, a velocidade aumenta e o tempo disponível vai diminuindo, o que vai aumentar o desafio. Os micro jogos são dos mais variadíssimos temas, desde apanhar bolas de baseball, serrar troncos de madeira, outros baseados em videojogos como o Wario no lugar de Mario e as coisas demasiado estranhas como puxar a ranhoca para de volta para o nariz, ou escovar os dentes. Muitas vezes as acções necessárias apenas consistem em usar o botão direccional ou um dos faciais na altura certa, pois com o curto intervalo de tempo disponível realmente não dá para pensar muito. Cada personagem tem o seu próprio conjunto de jogos e antes de passarmos para a seguinte temos sempre um nível de boss, que acaba por ser um pouco mais longo e complexo.

screenshot

Muitos minijogos para além de serem completamente doidos, têm um design muito minimalista

Mesmo terminando o modo história o que não falta são modos de desafio, onde podemos bater os nossos records ao tentar sobreviver o máximo de tempo possível a enfrentar todos esses microjogos de forma aleatória. Parece-me que existem também uma pequena vertente multiplayer para dois jogadores, mas confesso que essa me passou ao lado.

screenshot

Aí está, o clássico!

No que diz respeito aos audiovisuais, as cutscenes e o progresso no jogo em si são bastante coloridas e detalhadas, já os próprios micro jogos… bom tanto temos coisas bem detalhadas ao nível da GBA, como muitos outros bastante simples, quase ao nível de “rabiscos”, mas sinceramente isso também marca a diferença de WarioWare, não me chateia. As músicas são bastante catchy e simples, pois as mesmas vão sendo também aceleradas ao mesmo tempo que o ritmo do jogo. Sempre gostei bastante das musiquinhas de Warioware e neste jogo não é excepção. De resto, apenas me falta referir que o recomendo vivamente: pela sua originalidade, portabilidade e laivos de loucura saudável que por vezes fazem falta aos videojogos.

Anúncios

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Gameboy Advance, Nintendo. ligação permanente.

2 respostas a WarioWare, Inc.: Minigame Mania (Nintendo Gameboy Advance)

  1. Pingback: WarioWare, Inc.: Mega Party Game$! (Nintendo Gamecube) | GreenHillsZone

  2. Pingback: WarioWare: Smooth Moves (Nintendo Wii) | GreenHillsZone

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s