Musaic Box (PC)

Para não variar, o próximo artigo será a mais um jogo indie (e provavelmente não será o último do género nesta semana visto que tenho mais um jogo em calha). Musaic Box é um videojogo que mistura vários conceitos. Em parte é um “hidden object game” em que temos de clicar em tudo o que esteja no ecrã para procurar objectos escondidos, mas também tem uma muito interessante componente musical, onde temos de construir várias melodias numa caixinha de música, com uma jogabilidade de puzzle-game que descreverei com mais detalhe em seguida. E este é mais um dos jogos que vieram parar à minha conta steam algures por aí num dos vários indie bundles existentes por uma ninharia.

Musaic Box PCExplicar o conceito deste jogo vai ser algo difícil, mas vamos lá. Em primeiro lugar, a personagem que representamos tem a música a correr-lhe no sangue, visto todos os seus familiares sempre terem estado ligados à música. E o que seria uma simples visita ao nosso avô, tornou-se numa espécie de caça ao tesouro musical, pois o dito avô não estava em lugar nenhum e tudo o que vemos, no meio de toda a parafernália de instrumentos musicais, retratos de compositores e outros objectos ligados à música espalhados por toda a casa, é uma curiosa caixa de música e pistas escondidas. O avô pretende que procuremos esquemáticas de melodias para criarmos na caixinha de música que nos deixou. É aqui que entram os elementos de jogo de aventura, pois podemos explorar várias divisões da casa e essas pistas estão muitas vezes escondidas mesmo debaixo do nosso nariz, sejam pequenos pedaços de papel semi-escondidos, ou então teremos de interagir com alguns objectos para as descobrir, como abrir gavetas, livros e por aí fora. Quando encontramos todos os pedaços de papel necessários para compor uma determinada música podemos tentar fazê-lo e é aqui que entra toda a originalidade deste jogo.

screenshot

Antes de nos pormos a brincar com a caixa de música, temos de encontrar as esquemáticas necessárias espalhadas em várias divisões

Ora isto mistura um jogo musical com algo tipo Tetris. A ideia é pegar numas pecinhas tipo os blocos de tetris e colocá-los num espaço disponível no meio da caixa. No entanto, cada pecinha está dividida em 2 ou mais quadrados que representam um instrumento musical, cada um com uma cor respectiva. Na área do puzzle, as colunas representam um compasso, as linhas representam o tempo que a música dura. Então já estão a ver o esquema, não? A ideia é resolver o puzzle, mas de maneira a que cada peça fique encaixada de forma a gerar a música em questão. Para nos ajudar, temos muitas vezes na parte de baixo da caixa de música, umas roldanas que podemos por a tocar de forma a ter a linha condutora da melodia principal. Depois, ao tocar em cada peça podemos ouvir como a mesma soa, até que por fim só resta encaixar a peça onde achamos que é o seu lugar. Na área do puzzle podemos também clicar em qualquer lado que começa automaticamente a tocar a melodia que construímos a partir desse ponto. Então convém termos um ouvido algo treinado para a música, pois temos de conjugar bem as melodias, harmonias, baixo e percussões para construir uma música que faça sentido. E temos de também ter em conta que não podemos colocar nenhum instrumento repetido na mesma coluna, pois é impossível alguém tocar 2x ao mesmo tempo.

screenshot

Algumas composições são bastante fáceis…

Nalguns puzzles, resolvendo-os de forma geométrica ajuda-nos bastante, pois algumas peças apenas se encaixam nalgum lugar em específico, logo já dá uma boa ajuda. Porém outras músicas são mais regulares nos seus ritmos, e as peças também muito parecidas entre si, o que exigirá um ouvido mais treinado. Noutros puzzles ainda a linha condutora que nos dá a melodia principal simplesmente não existe e teremos de construir a música toda de ouvido sem ter escutado nada anteriormente. Felizmente as músicas existentes são todas de domínio público, sendo trechos de composições clássicas de Mozart ou Strauss, outras mais tradicionais (como algumas músicas de Natal) ou mesmo infantis como a do Old MacDonald had a farm. Gostei bastante dos arranjos que lhes deram em algumas músicas clássicas.

screenshot

Outras já exigem mais concentração.

E pronto, Musaic Box é isto. Ao fim do jogo desbloqueei um modo adicional chamado “Creations”, mas não o cheguei a experimentar. Pelo nome suponho que nos deixa criar as nossas próprias obras, mas não sei até que ponto o jogo nos dá liberdades para tal. De resto, visualmente é um jogo que não é propriamente nenhum eye-candy mas também não precisa. Os gráficos são bem detalhados para algo mais 2D, e conseguimos facilmente discernir o que seria um objecto escondido ou não. Em relaçao às músicas, eu tenho uma maior preferência para as composições clássicas (já que não estou a ver uma caixa de música a debitar Cannibal Corpse) e mesmo com as mesmas a serem tocadas em MIDI, a qualidade estava boa e gostei dos arranjos que fizeram em algumas músicas conhecidas. Músicas mais infantis eu sinceramente dispensava.

Musaic Box é um interessante e original puzzle game desenvolvido pela KranX Productions. Não é perfeito, sinceramente eu dispensaria todos os fillers de ter de explorar as divisões da casa para encontrar os planos das composições musicais e passaria logo para o puzzle-solving que é sem dúvida o ponto forte do jogo. Mas não deixa de ser um jogo bastante interessante, pelo que recomendo que o espreitem assim que possível.

Anúncios

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em PC com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s