Safecracker: The Ultimate Puzzle Adventure (PC)

Continuando com os indies no PC para mais uma rapidinha, já que o tempo livre continua a não ser muito, infelizmente. Este Safecracker é um jogo de aventura em primeira pessoa cujo objectivo consiste em decifrar os enigmas por detrás de mecanismos de abertura de vários cofres espalhados ao longo de uma mansão. Sinceramente já não me recordo ao certo como este jogo veio parar à minha conta no steam, mas certamente terá sido através de algum indie bundle, senão de outra forma não me estaria a ver a comprá-lo.

Safecracker PCExiste uma história por detrás deste jogo, não andamos a abrir cofres sem motivo aparente. Basicamente é o seguinte: Duncan W. Adams, multi-milionário e barão da indústria petrolífera faleceu recentemente e como seria de esperar, deixou para trás uma enorme fortuna. Os seus familiares e herdeiros estão ansiosos para saber quem vai ficar com o quê mas Duncan, num momento final de trolling decide-lhes pregar uma partida. A sua paixão de vida sempre foram os cofres com mecanismos de abertura complexos e bizarros e como tal, decidiu esconder o seu testamento algures num cofre secreto em sua casa, onde cofres não faltam. Sendo assim os herdeiros de Duncan contratam-nos a nós, experts no assunto, para descobrir o testamento. Infelizmente a história não tem grandes desenvolvimentos a partir daqui, nós vamos encontrando algumas cartas ou outros documentos que nos dão mais alguns detalhes sobre a vida de Duncan, mas nada por aí além e o final é muito mauzinho, na minha opinião.

screenshot

O movimento neste jogo é feito em “point and click”. Se o ponteiro do rato mudar de figura para este género, significa que podemos avançar para essa área.

A jogabilidade é a de um point and click na primeira pessoa tal inspirada no clássico Myst. Podemos olhar livremente em 360º para o que nos rodeia, mas apenas podemos nos movimentar para certos locais, mediante se o ponteiro do rato muda de figura, indicando que podemos avançar nessa direcção. A ideia é vasculhar a casa por pistas, items ou documentos que nos possam ajudar a abrir uma série de cofres, sendo que para isso muitas vezes teremos de abrir outros cofres anteriormente. O verdadeiro desafio está mesmo a abrir os cofres em si, sendo que os mecanismos de abertura são bem variados e tanto podem exigir uma simples chave ou combinação numérica, como que resolvamos sliding puzzles, raios laser com frequências precisas ou outros quebra-cabeças lógicos. O desafio está mesmo aí, sinto que todos os aspectos de aventura e também história foram colocados para o jogo não ser simplesmente uma sequência de cofres para abrir. Infelizmente isso acabou por tornar o jogo algo monótono, creio que a história deveria ter sido melhor desenvolvida até para nos incentivar a continuar o jogo, se não formos os maiores fãs de puzzle games.

screenshot

Um exemplo dos puzzles que temos de resolver

Graficamente é um jogo com um aspecto muito limpinho. A mansão que exploramos é luxuosa, bem detalhada e sempre bem iluminada. Tudo tem um aspecto muito clean o que não é mau e sinceramente até nem é desajustado face ao que o jogo pretende. Os efeitos sonoros são ok, nada a apontar, o voice acting é um pouco monocórdico e relativamente às músicas nao foram propriamente coisa que me tenha ficado na memória. Mas lá está, o foco do jogo é mesmo a resolução de puzzles e pouco mais.

screenshot

Preparem-se para ver muitas geringonças bizarras.

Apesar de ser um jogo bem competente naquilo que se compromete, não posso dizer que seja algo que eu recomende vivamente, pois a mistura que é feita entre um jogo de aventura e puzzle solving acaba por ser mediana nas duas vertentes e o que não falta por aí são jogos melhores nesse aspecto.

Anúncios

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em PC com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s