Breakquest (Sony Playstation Portable Minis)

Vamos lá a mais uma rapidinha, desta vez com o primeiro jogo da categoria PSP Minis a ser analisado neste espaço. Os Minis são uma série de jogos indie que estão disponíveis para compra na loja online da Playstation, a partir de qualquer PSP e não só. Alguns destes jogos acabaram por ter releases em formato físico através de várias compilações, mas sinceramente não sei se este é o caso. Breakquest é um interessante clone de Arkanoid e chegou-me à colecção como sendo um presente de natal por parte da Sony a todos os possuídores de PSP. Creio que foi no Natal de 2012.

BreakQuest

E o Breakquest é um jogo indie que pega na fórmula já bem conhecida do Arkanoid, Breakout e similares e tenta dar-lhe um toque mais moderno. O jogo foi originalmente desenvolvido pela Nurium Games para o PC e posteriormente convertido para outras plataformas, entre os quais esta versão Mini para o serviço PSN da PSP, cuja ficou a cargo dos Beatshapers.

screenshot

Breakquest apresenta níveis bastante diferentes dos que são normalmente apresentados em jogos deste género

E o que salta à vista no Breakquest são os 100 níveis que podemos jogar, todos eles com temáticas diferentes entre si e com físicas muito interessantes que vão bem mais além do que os jogos clássicos do género. Todos os níveis vão sendo bastante distintos entre si e com mecânicas próprias: um deles funciona como o tetris, de forma a destruir os blocos, temos de preencher uma linha da mesma cor, outro nível apresenta os blocos como se estivessem presos a uma corda elástica, tirando o máximo partido da engine de física utilizada, com imensas colisões à mistura, outro até se assemelha bastante a um Space Invaders. Para acompanhar esta variedade de níveis e gameplay, o jogo tem imensos powerups, itens e armas que podem ser usadas para destruir os blocos. Naturalmente esses powerups que vão caíndo tanto podem ser benéficos, como bolas múltiplas ou protecções no fundo do ecrã que não deixam a bola cair, outros powerups complicam-nos a vida, embora no ecrã da PSP nem sempre seja fácil distinguir entre uns e outros.

screenshot

Os níveis vão sendo bastante coloridos e originais

Infelizmente os controlos não são os melhores e isso acaba por prejudicar bastante um jogo deste género. Essencialmente podemos controlar a nave através do direccional ou pelo analógico da PSP. Enquanto que o primeiro desloca a nave muito lentamente, no segundo acaba por ser precisamente o contrário. Existe também a habilidade de controlar um pouco a trajectória da bola, através de um botão que aumenta ligeiramente a gravidade, fazendo com que a trajectória da bola caia mais “a pique”. Esta é uma técnica que tem um imenso potencial estratégico para se masterizar, mas com estes maus controlos não se tira todo o partido que poderia oferecer.

screenshot

Com 100 níveis e 3 graus de dificuldade, BreakQuest acaba por ter muito conteúdo para os fãs deste género

O jogo apresenta gráficos simples, mas bastante coloridos e diversificados entre si, e o mesmo pode ser dito das músicas, que muitas delas acabam por ser bastante viciantes. Com os seus 100 níveis no Quest Mode, diferentes graus de dificuldade, e o modo Arcade (oferecendo um número mais reduzido de níveis), tornam este jogo que apesar de não ser perfeito, numa excelente escolha para “pick up and play“, naqueles momentos chatos em que não sabemos muito bem o que jogar.

Anúncios

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em PSP, Sony com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s