World Cup Italia ’90 (Sega Master System)

WorldCupItalia90-SMS-EUJá que ando numa de artigos sobre sistemas 8bit, cá fica mais uma “rapidinha” a um dos vários jogos de futebol existentes para a Sega Master System. World Cup Italia ’90, tal como o nome indica é o jogo “oficial” da edição de 1990 do campeonato do mundo de Futebol. O “oficial” esteve entre aspas, pois existem diversos jogos sobre o mesmo tema lançados especialmente em computadores em território europeu, como Amiga, Commodore 64, Atari ST, entre outros. A versão que tem o dedo da Sega saiu para a Mega Drive e para a Master System, versão que aqui trago para análise. Este jogo em particular foi comprado num bundle de uns 7 jogos de Master System que tinha comprado há uns bons anos atrás, por um valor irrisório.

World Cup Italia 90 - Sega Master System

Jogo com caixa e manual multilingue

No Brasil o jogo é conhecido como Super Futebol II (com o primeiro a ser o World Soccer), e essa versão eu também a possuo na minha colecção, com a colectânea “Portuguese Purple” Gamebox Série Esportes, de onde também se inclui o Great Volley e o primeiro Wimbledon. Mas noutra altura abordarei melhor essa colectânea.

screenshot

Ecrã-título

Este jogo apresenta 3 diferentes modos, o World Cup, Test Match e Penalty Kick Contest, onde apenas o primeiro é exclusivamente singleplayer. No modo de World Cup funciona precisamente como a competiçao oficial se tratasse, começando pela fase de grupos até à final. A diferença é que podemos não só escolher qualquer uma das 24 selecções que fizeram parte da competição, como podemos escolher uma de 6 selecções bónus que tomam o lugar no grupo de uma outra. Infelizmente Portugal não consta da lista, mas pronto, são outros tempos. O Test Match e Penalty Kick Contest dão para 2 jogadores e tal como o nome indica, o primeiro é apenas um jogo amigável, o segundo é uma competição de grandes penalidades. Nestes 2 modos de jogo também temos as 30 selecções disponíveis.

screenshot

O campo é demasiado pequeno para tanto jogador. E são só 8 por equipa!

As equipas têm os seus pontos fortes e fracos, pelo que antes de escolher uma selecção a jogar podemos observar as suas estatísticas para velocidade, kick, capacidade ofensiva e capacidade defensiva. Obviamente que quanto maiores forem os números, melhor é a equipa nesse ponto. O jogo toma uma perspectiva aérea, e infelizmente os controlos não são os melhores, principalmente quando não se tem a bola, onde é muito difícil chegar à bola antes do adversário. O facto de o campo ser tão pequeno para todos os jogadores em campo (ou os jogadores serem grandes demais, escolham a que melhor convém), também dificulta um pouco as coisas, pois é muito frequente ficar uma multidão de jogadores num espaço curto.

Graficamente o jogo começa muito bem, com um bonito ecrã título e boas animações na selecção de equipas ou nos penalties. Já no jogo em si, não gostei das cores escolhidas para o campo, e a Master System é capaz de melhor neste campo. Os efeitos sonoros são OK, tendo em conta o hardware, já a música também não deixa grandes memórias.

screenshot

O modo campeonato do mundo dá para um jogador apenas.

No fim de contas, para quem gostar de jogos de futebol com esta perspectiva, então as versões Master System do Sensible Soccer ou Super Kick Off parecem-me ser alternativas bem melhores. Mas também quem estou a enganar? O público alvo deste género de jogos hoje em dia continuará a preferir jogar os novos PES ou FIFA.

Anúncios

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em Master System, SEGA. ligação permanente.

7 respostas a World Cup Italia ’90 (Sega Master System)

  1. Anónimo diz:

    “O público alvo deste género de jogos hoje em dia continuará a preferir jogar os novos PES ou FIFA”

    Nem todo! Devo ter passado mais horas a jogar este jogo (mas na versão Mega Drive) do que qualquer PES.
    Ainda assim, em jogos de futebol, o FIFA 96 foi de longe o que me “roubou” mais tempo..

    Bom blog, by the way. Já o conhecia a algum tempo, mas pela primeira vez comentei algo. É bom ver pessoal a comentar (e bem) tantos clássicos que a maioria se esqueceu e/ou desconhece.

    • cyberquake diz:

      Obrigado pelas palavras!
      Essa minha frase foi mais pensada nas pessoas que apenas jogam videojogos desportivos e pouco mais, ou seja jogadores mais casuais. Mesmo que tenham vivido bem essa época, acabam por preferir jogar os últimos FIFAs ou PES. Mas claro que tb há o outro reverso da moeda e no meu caso o jogo que mais tempo me roubou foi mesmo o FIFA97 da Mega Drive 😉

  2. Anónimo diz:

    Claro, eu percebi, estava a meter me contigo 😉
    Nunca tive o FIFA 97, so o joguei em casa de um amigo. Lembro que tinha a novidade do futebol indoor, mas que fartava ao fim de algum tempo, segundo diziam.
    Em termos de futebol, na Mega Drive, para além do Fifa 96, joguei e muito o citado World Cup 90 (cheguei mesmo a joga lo anos mais tarde nas várias versões PAL e NTSC através da emulação) e o World Cup USA 94. Este ultimo ainda hoje me lembro perfeitamente da musica principal. De resto não me lembro de ter jogado outras futeboladas na minha querida Mega Drive.
    Quanto ao teu “Obrigado pelas palavras!” nao tens que agradecer. Pagas uma mini no Moita MetalFest e ta agradecido hehe 🙂
    Abraço
    Pinto

  3. Pingback: Gamebox: Série Esportes (Sega Master System) | GreenHillsZone

  4. Pingback: Mega Games I (Sega Mega Drive) | GreenHillsZone

  5. Pingback: World Championship Soccer II (Sega Mega Drive) | GreenHillsZone

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s