Mortal Kombat 3 (PC MS-DOS)

mk3Pois é, o tempo para escrever aqui está a voltar a apertar, mas espero no mínimo fazer 2 artigos por semana. Mortal Kombat, actualmente é possivelmente a série de jogos de luta mais conceituada no mercado, fruto do excelente jogo lançado neste ano. Mortal Kombat 3, como o nome indica é a terceira iteração desta série no mercado, tendo sido lançada originalmente no ano de 1995 para Arcade e para várias consolas e PC. A minha cópia foi adquirida há uma data de anos atrás, por aí em 1997/1998. Penso que me custou cerca de 10€ novo. O jogo está absolutamente impecável, apenas falta a caixa enorme de cartão que a deitei fora por pura estupidez. Era um miúdo na altura.

Mortal Kombat 3 DOS

Jogo com jewel case e manual em português.

Um aviso antes de prosseguir: Uma boa parte dos screenshots aqui publicados não correspondem à versão DOS que por incrível que pareça, não tenho conseguido encontrar screenshots. Não que as pessoas liguem muito, mas a história de Mortal Kombat (pelo menos nos clássicos) segue o duelo de Shao Khan, imperador do OutWorld, rodeado de guerreiros sanguinários, quer invadir e apoderar-se da Terra e dos seus habitantes. Como defesa, a Terra apelou ao torneio Mortal Kombat como disputa. As regras eram simples, Shao Khan para invadir a terra teria de vencer 10 torneios consecutivos. Mortal Kombat I seria o derradeiro torneio para Shao Khan, pois já tinha vencido 9, mas saiu derrotado (e em MK II também). Assim sendo decide por em prática um “plano B”, ressuscitar a sua companheira, a Rainha Sindel, em plena Terra. Com Sindel ressuscitada foi possível criar um elo de ligação entre as 2 dimensões, e Shao Khan já pode finalmente invadir a Terra. Não que a história faça muito sentido, mas neste tipo de jogos o que as pessoas querem é porrada e nisso Mortal Kombat cumpre os requisitos.

screenshot

Menu inicial do jogo, não muito bonito, mas funcional.

Confesso que nunca joguei muito esta versão. Isto porque é a versão DOS e não funcionava correctamente no Windows 95/98. Tinha de ligar o PC no modo DOS, e como eu era (e sou) bastante preguiçoso, preferia ir jogar o Ultimate Mortal Kombat 3 para a Mega Drive em casa de uns amigos meus. Hoje em dia já é um jogo que corre bem num emulador como o DOSBox. E foi um erro não ter jogado mais vezes esta versão pois é uma conversão muito fiel à arcade, algo que nem a versão Playstation era nessa altura. Mortal Kombat 3 geralmente é um jogo mal-amado na série (sinceramente também prefiro as versões Ultimate ou Trilogy), muito por culpa da não-inclusão de personagens clássicos dos outros jogos, como Scorpion, Reptile, Raiden, Johnny Cage, Kitana, entre outros. Por contrapartida uma série de novos lutadores foi adicionada, tal como Sindel, os Cyborgs Cyrax e Sektor, um novo Sub-Zero sem o uniforme de ninja, e mais uns quantos. No gameplay foram criadas novas fatalities, bem como foram mantidas as variantes friendships e babalities. Novidade foi a inclusão das animalities, onde à semelhança da fatality de Liu Kang em Mortal Kombat II, permitia ao lutador transformar-se num animal e acabar com o seu adversário de uma forma não muito digna. Ainda no gameplay, Mortal Kombat 3 trouxe como novidade um novo sistema de combos, que permitia o uso de combos pré-determinadas que não podiam ser bloqueadas, para além das combos normais existentes nos jogos anteriores. De resto, os lutadores continuam a lutar todos da mesma forma, sendo apenas diferenciados pelos seus movimentos  especiais. A versão DOS permite vários modos de jogo, desde o tradicional Arcade, até torneios de 9 contra 9, podendo ser feitos também via rede.

Screenshot

Lutadores disponíveis

Convém também referir que existem várias batotas neste jogo, e apesar de ser algo comum a todas as versões deste jogo, esta versão DOS penso que inclui algumas inéditas que não estão presentes noutras conversões, tais como lutadores “invisíveis”, um modo espelhado, lutadores gigantes, minúsculos, etc. Graficamente a conversão para MS-DOS é practicamente fiel à sua versão Arcade. As personagens estão bem definidas, bem como os cenários. As personagens são sprites digitalizadas de capturas de humanos reais, à semelhança do que se fez em MK1 e em certa parte, MKII. Desta vez os cenários também são digitalizados, algo que em 1995 poderia parecer impressionante, mas sinceramente eu sempre preferi os visuais do Mortal Kombat II (para mim o melhor jogo 2D da série). Este jogo foi relançado mais tarde para Windows 95, sendo essa versão uma conversão directa da versão Playstation. Várias pessoas dizem que a versão MS-DOS é a que é mais fiel à Arcade e com melhores gráficos, mas pessoalmente não notei grande diferença. A nivel de som, Mortal Kombat aposta numa banda sonora mais diversificada, não se focando em temáticas mais orientais e apostando numa sonoridade mais electrónica. Os efeitos sonoros em si continuam bons, como sempre.

Screenshot

Digam olá a Motaro, um dos bosses do jogo

Mortal Kombat 3 foi lançado em várias consolas ao longo dos anos. Esta é uma óptima conversão (muitos consideram a melhor), mas o facto de ser necessário configurar um emulador de DOS para a correr nos PCs de hoje, pode ser um factor que iniba a aquisição desta versão. Posteriormente o jogo foi relançado em várias compilações que chegaram à PS2, GC, Xbox, PC, PSP, X360 e PS3, sendo porventura versões mais fáceis de serem encontradas. Ainda assim, com várias versões disponíveis, sempre recomendo que comprem o Ultimate Mortal Kombat 3 ou até o Mortal Kombat Trilogy.

Anúncios

Sobre cyberquake

Nascido e criado na Maia, Porto, tenho um enorme gosto pela Sega e Nintendo old-school, tendo marcado fortemente o meu percurso pelos videojogos desde o início dos anos 90. Fã de música, desde Miles Davis, até Napalm Death, embora a vertente rock/metal seja bem mais acentuada.
Esta entrada foi publicada em PC com as etiquetas . ligação permanente.

8 respostas a Mortal Kombat 3 (PC MS-DOS)

  1. Cheguei a jogar esta versão e posso dizer que é das melhores a nível técnico mas com teclado, a experiência não era muito agradável pelo que preferia jogar na SNES. Curiosamente também tenho esta versão ainda que sem manual e caixa de cartão. Mas como não faço análises a jogos de PC, ficará no armário juntamente com os restantes.

  2. Alexandre Ricco diz:

    Pow eu tinha esse CD, deu muito trabalho pra achar na época do lançamento, mas o tempo foi passando e eu não sei onde foi parar esse CD, vc não teria como fazer uma cópia dele e postar na Net, via 4shared.

  3. Onde consigo baixar o jogo full?

  4. Estou desesperado procurando esse jogo, só acho a versão windows, mas quero a ms-dos.

  5. cyberquake diz:

    Compreendo a frustração, mas não te posso servir de ajuda, este não é um espaço que se fale sobre pirataria.

  6. Estou com a ISO baixada, instalei em um K6-II com windows 98 e estou tendo um pouco de dificuldade para rodar o jogo, mas é uma ótima conversão que ficou pouco conhecida.

  7. Pingback: Ultimate Mortal Kombat 3 (Sega Mega Drive e Sega Saturn) | GreenHillsZone

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s